Plano Funerário Familiar – Cremação Inclusa – A partir de R$71,00 mensais

Atendimento 24H para Cremação – (11) 3071-1325 – Óbitos Hospitalares e Residenciais

Nessa página você vai aprender absolutamente tudo sobre o Crematório Vila Alpina. Saberá o ano que foi criado, o que estava acontecendo em São Paulo na época e até quais pessoas famosas foram cremadas nesse local.

Mas antes de falarmos sobre o Crematório Vila Alpina, precisamos falar sobre o terreno em que ele foi construído, o Cemitério São Pedro.

Cemitério São Pedro

Entrutura na entrada do cemitério são pedro - vila alpina
Prédio de Entrada do Cemitério São Pedro

A década de 1970 foi marcada no Estado de São Paulo como uma época em que o governo estadual e a prefeitura promovia diversas obras em prol dos cidadãos.

O Cemitério São Pedro foi uma dessas obras.

Então, em meados de 1972, foi inaugurada essa nova necrópole na avenida Francisco Falconi, Zona Leste de São Paulo

A construção deste cemitério teve como principal objetivo ser uma opção de apoio para o Cemitério da Quarta Parada, localizado na Mooca, que estava ficando sobrecarregado de corpos.

O Cemitério da Quarta Parada, conhecido anteriormente como Cemitério do Braz, é um dos cemitérios mais antigos da cidade de São Paulo, sendo fundado em 6 de janeiro de 1893, entre os bairros Mooca, Brás, Tatuapé e Belenzinho.

Voltando para o Cemitério São Pedro.

Ele é administrado pela prefeitura de São Paulo e estima-se que mais de 100.000 (cem mil) pessoas estejam sepultadas no terreno.

Curiosidades

1- O terreno do Cemitério é de aproximadamente 140 mil m². 134 mil é de área verde para recepcionar os cidadãos paulistas.

Imagem aérea do Cemitério Vila Alpina na região Vila Apina
Vista aérea do cemitério São Pedro, mostrando a vasta área verde.

2 – O cemitério São Pedro é considerado o 3º maior cemitério da cidade, atrás apenas do Cemitério da Vila Formosa e do Cemitério de Vila Nova Cachoeirinha.

3 – Em 1974 houve o incêndio no Edifício Joelma que matou 187 pessoas e deixou mais de 300 feridos. Dessas 187 pessoas mortas, 13 não conseguiram ser identificadas. Elas foram levadas para o Cemitério Vila Alpina.

4 – O Cemitério São Pedro, pela região que se encontra, é conhecido por Cemitério Vila Alpina.

Acesse o site do Cemitério Vila Alpina aqui.

O Crematório Vila Alpina

Em 1974, dois anos após a inauguração do Cemitério São Pedro, São Paulo teve dois momentos marcantes.

O primeiro momento marcante foi que em 1974, foi feita a primeira viagem de metrô em São Paulo.
O segundo momento marcante foi a construção e inauguração do Crematório de São paulo Doutor Jayme Augusto Lopes, o Crematório da Vila Alpina.

O Crematório da Vila Alpina é importante por dois (2) motivos:

1 – É o primeiro crematório da américa latina
2 – É um dos maiores crematórios do mundo.

Estrutura do Crematório Vila Alpina

No crematório, foram construídos:

• Estacionamento
• Portal do Crematório Vila Alpina
• Sala para Cerimônias
• Câmara Fria ( para armazenamento de no mínimo 24 horas dos corpos)
•Fornos Crematórios
•Câmara para armazenar as cinzas (até os familiares buscarem)

Estacionamento

O estacionamento do crematório é bastante amplo e gratuito para quem deseja visitar o local. São quatro (4) faixas de vagas em 45 graus acomodando aprox. 100 carros.

estacionamento do crematório vila alpina - dr. jayme augusto lopes
Estacionamento do Crematório Vila Alpina

Portal do Crematório Vila Alpina

O Portal do Crematório da Vila Alpina é famoso por ser uma central de informações.
Nele, é possível ter acesso a informações como:

• Quanto custa para fazer cremação no Brasil
• Informações sobre outros crematórios municipais
• Localização do crematório e melhores rotas
• Notícias sobre legislação

portal da entrada do crematório vila alpina
Portal de Entrada do Crematório Vila Alpina.

Sala para Cerimônias

No Crematório, é possível encontrar uma sala para realizar as cerimônias religiosas e prestar as últimas homenagens de despedida aos entes queridos.
Cada cerimônia possui um tempo de aproximadamente 15 minutos e são realizadas diversas vezes ao dia.
Nessas cerimônias, é possível ter a presença de corais, rezas e orações, músicas e tons sonoros de acordo com a vontade e necessidade dos responsáveis pelo ente querido.

Câmara Fria

Para ocorrer a cremação de um corpo, é necessário que esse corpo permaneça em conservação por no mínimo 24 horas antes de entrar no forno para a cremação.
No Crematório Vila Alpina, é possível encontrar três (3) dessas câmaras frias com capacidade para armazenar até 192 corpos no total.

Fornos Crematórios

Depois da diária na câmara fria, o corpo é inserido, junto com o caixão, no forno para a cremação. Depois do corpo cremado, tudo que não são os ossos do corpo são incinerados.
No crematório, é possível encontrar dois (2) fornos de cremação que suporta 750 corpos por mês em média. O forno pode cremar separadamente dois corpos ao mesmo tempo em duas câmaras de cremação distintas.
Cada forno de cremação tem 3,00 m de largura, 2,60 m de comprimento e 2,30 m de altura.

Câmara para Armazenar as Cinzas

Uma coisa que não é muito sabida sobre a cremação é que o ato de cremar não acaba nos fornos.
Depois do forno, os ossos ainda permanecem no local. Então, cabe ao agente funerário a pegar esses ossos, moer um um moedor e embalar adequadamente para entregar ao familiar responsável quando vier pegar as cinzas.

O Crematório Vila Alpina possui uma área específica para armazenar essas cinzas e o prazo para se disponibilizar as cinzas para os familiares é de 10 dias corridos.

Curiosidades

A lista de pessoas famosas cremadas no local:

Manuel de Nóbrega, humorista; Célia Biar, atriz; Carlos Zara, ator; Miriam Muniz, atriz; Raul Cortez, ator; Herval Rossano, ator e diretor de televisão; Paulo Autran, ator; Alberto Guzik, ator, crítico teatral; John Herbert, ator. Elpídio Reali Júnior, jornalista; Serginho Leite, humorista; Clayton Silva, humorista; Ênio Gonçalves, ator e dramaturgo; Donizete Galvão, poeta e jornalista; Canarinho, humorista; Antônio Abujamra, ator, diretor de teatro; Ada Chaseliov, atriz; Osmiro Campos, ator, dublador e diretor de dublagem;Etty Fraser, atriz; Ivani Ribeiro, telenovelista.

Crematório da Vila Alpina – Onde Fica

O crematório da Vila Alpina, na zona Leste da cidade, denominado “Dr. Jayme Augusto Lopes”, foi implantado em 1974, sendo um dos maiores do mundo e pioneiro na América Latina. São 134 mil m² de área verde e 4.700 m² de área construída, localizado na Av. Francisco Falconi, número 437.

Quando pode ocorrer a cremação

Ao optar pela cremação, o contratante deve procurar uma das agências do Serviço Funerário. A cremação poderá acontecer quando:

– o falecido houver manifestado, em vida, este desejo  através de “Declaração de Vontade”, devidamente registrada em cartório.

– A autorização para cremação, de quem não optou por ela em vida, é concedida por um parente de primeiro grau mais próximo, na ordem sucessória (cônjuge, ascendente, descendente e irmãos maiores de 18 anos) e testemunhada por duas pessoas, além da apresentação do  atestado de óbito assinado por 2 médicos. Parentes de 2.º grau não podem autorizar a cremação.

Crematório Vila Alpina SP


Crematório da Vila Alpina SP – Dr Jayme Augusto Lopes

-No caso de morte violenta, a cremação só ocorrerá mediante autorização judicial. Para isso são necessários:

O crematório da Vila Alpina, na zona Leste da cidade, denominado “Dr. Jayme Augusto Lopes”, foi implantado em 1974, sendo um dos maiores do mundo e pioneiro na América Latina. São 134 mil m² de área verde e 4.700 m² de área construída.

1) Atestado assinado por um médico legista;

2) Boletim de Ocorrência;

3)  Declaração de um  delegado de polícia manifestando não se opor à cremação em questão;

4) Atestado de Óbito assinado por dois médicos.

– Ver formulário “Declaração de Vontade”: COMO PROCEDER>cremação> Declaração de Vontade.

O Crematório da Vila Alpina oferece uma sala para cerimônias ecumênicas onde familiares e amigos dispõem de 10 a 15 min para as últimas despedidas. Apresentação de coral, orações, alocuções, músicas sacras ou profanas, populares ou clássicas, escolhidas previamente, podem integrar essa cerimônia. As cinzas ficam no Crematório, à disposição da família, por 30 dias; após esse período, se não reclamadas, serão respeitosamente esparzidas pelo jardim do próprio Crematório da Vila Alpina.

Crematório Vila Alpina – Mapa e Informações de Contato

Crematório Municipal “Dr. Jayme Augusto Lopes”

Av. Francisco Falconi, 437 – Jd. Avelino – Vila Alpina

03227-000 – São Paulo – SP

Mapa de acesso ao Crematório Vila Alpina: