Dia de Finados no país do México

Dia de Finados no país do México

Dia dos Mortos ou Día de Muertos

 

Dia de Finados, ou como é chamado no México o “Día de Muertos” é um feriado Mexicano observado em todo o México e em todo o mundo em outras culturas. O principal foco do evento no Dia de Finados é recordar os amigos e familiares que já se foram. O feriado do Dia de Finados foi, primeiramente, realizado no país do México. Hoje em dia diversas culturas do mundo todo celebram o dia de finados.

dia de finados

Itens “exóticos” usados nas festividades Mexicanas

No México o Dia de Finados ou “Día de Muertos” é um feriado nacional. A comemoração acontece em 31 de outubro, 01 de novembro e 02 de novembro. Na comemoração são criados altares chamados de oferendas, estas que homenageiam o falecido usando caveirinhas de açúcar, diversos alimentos e bebidas favoritas dos mortos. Eles também deixam uma coroa de flores em seus túmulos no cemitério, fazem a limpeza do túmulo e deixam alguns bens.

Estudiosos trataram as origens do feriado do Dia de Finados Mexicano com a origem das datas indígenas, como os festivais astecas dedicados à deusa Mictecacihuatl. Como dito, o feriado se espalhou pelo mundo todo.

No Brasil o Dia de Finados é um feriado aonde muitos Brasileiros vão até os cemitérios e até as igrejas para rezarem por seus entes falecidos, estes também levam coroa de flores, velas e vasos para ornamentação do túmulo do ente falecido. Observam-se semelhanças em outros países da Europa como a Espanha e Portugal.

Em alguns países da Ásia onde a cremação é muito frequente, o número de sepultamentos e de sepultados diminui a cada ano. Porém, a cultura deles relacionada ao dia de finados é um tanto quanto inusitada. Na Indonésia, um dos países onde a cremação é bastante frequente, eles retiram os seus entes falecidos das tumbas e os vestem com suas próprias roupas e fazem uma grandiosa festa. Um dos únicos países, se não o único, a realizar esta prática “estranha”.

 

Dia de Finados no país do México

Origens Históricas

 

dia de finados

Maquiagens usadas para comemorar o Dia dos Mortos / Dia de Finados

O Dia de Finados é uma das mais grandiosas celebrações Mexicanas, estas eram praticadas até mesmo antes do tempo pré-colombiano. Rituais que celebram a morte dos antepassados foram observados e estudados por diversas civilizações por até 3.000 anos. Na era pré-hispânica crânios foram usados como troféus e exibidos em rituais para simbolizar a morte e o renascimento dos entes.

Estes festivais posteriormente vêm a se chamar “Dia dos Mortos” e caiu no nono mês do calendário asteca, por volta do começo do mês de agosto. As festividades eram dedicadas à deusa conhecida como “Lady of the Dead”, que corresponde ao Catrina de hoje em dia.

Em grande parte do México, o dia 01 de Novembro é dia para honrar as crianças e os bebês, enquanto os adultos são homenageados no dia seguinte, 02 de novembro. Como eles chamam o dia 01 é o “Día de Los Inocentes” (Dia dos Inocentes) e o dia 02 é chamado do “Día de Los Muertos” (Dia de Finados / Dia dos Mortos).

As tradições e atividades que acontecem em comemoração ao Dia dos Mortos não são universais, muitas vezes, variando de cidade para cidade e região para região. No país do México cidades vizinhas comemoram o Dia de Finados de formas diferentes, ou até mesmo com estilos totalmente diferentes, umas usando a cultura padrão e outra adequada aos tempos atuais.

 

Dia de Finados no país do México

Curiosidades

 

Em algumas partes do país as crianças colocam trajes “assustadores” e vão para as ruas batendo nas portas da vizinhança pedindo doces, brinquedos ou dinheiro. Isso se assemelha muito ao “Doce ou Travessuras” do Halloween, porém é realizado na época do Dia de Finados.

 

Igrejas em relação ao Dia de Finados

O Dia de Finados é celebrado em países cristãos e países com demais religiões, originalmente cristãos. E a Igreja Católica apoia as comemorações do Dia de Finados. Muitas paróquias como a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida oferecem amparo as famílias que perderam o seu ente querido, ou os seus entes queridos. Criam grupos de leitura de Oração de Nossa Senhora Aparecida para ajudar as famílias a lidarem com a perca.

 

Dia de Finados trás boa sorte?

Algumas pessoas ainda acreditam que o Dia de Finados possa trazer boa sorte, principalmente se elas seguram algum item que era do falecido, algo como um anel ou relógio. Muitas pessoas fazem tatuagens ou possuem bonecos dos mortos como lembrança. Eles também limpam suas casas e preparam os pratos favoritos de seus entes para colocar em seu altar como forma de oferenda no Dia de Finados.

COROAS DE FLORES 24H (11) 2366-0498 >>                                                         CREMAÇÃO DE OSSADA - EQUIPE ESPECIALIZADA (11) 3071-1325 >>                                                         COROAS DE FLORES 24H (11) 2366-0498 >>                                                         CREMAÇÃO DE OSSADA - EQUIPE ESPECIALIZADA (11) 3071-1325 >>                                                         COROAS DE FLORES 24H (11) 2366-0498 >>                                                         CREMAÇÃO DE OSSADA - EQUIPE ESPECIALIZADA (11) 3071-1325 >>                                                         COROAS DE FLORES 24H (11) 2366-0498 >>                                                         CREMAÇÃO DE OSSADA - EQUIPE ESPECIALIZADA (11) 3071-1325 >>