A cremação ainda é tabu?

Muito se ouve falar sobre a cremação, seu processo e suas vantagens; embora o sepultamento ainda seja considerado o mais comum, cada vez mais pessoas procuram entender como funciona a cremação – www.planocremacao.com.br – , uma prática que existe há mais de 3 mil anos, entretanto, é considerada um procedimento moderno.

No passado, a cremação era considerada um ato nobre e uma prática higiênica, já o sepultamento, era destinado apenas aos criminosos, assassinos, suicidas e aos fulminados por raios (acreditavam em uma “maldição” de Júpiter).

Em um mundo cada vez mais moderno, são inúmeros os pontos de vista em relação ao ato de cremar ou não um ente querido, vamos aprofundar um pouco mais neste assunto, saber como surgiu essa cultura e, responder se nos dias atuais a cremação é ou não considerada um tabu. Para isso, vamos entendê-la um pouco melhor.

cremação tabu

A cremação ainda é um tabu para muitas pessoas!

A cremação na visão religiosa

A cremação já foi considerada um tabu por parte de diversas religiões, no catolicismo, houve um tempo em que a igreja proibia seus fiéis. Isso ocorreu pouco tempo depois da Revolução Francesa, período em que as pessoas estavam descrentes da vida eterna e da ressurreição dos mortos e, como forma de provar que Deus não poderia fazer nada, eles incineravam os cadáveres.

Alguns anos depois, desapareceu esse tipo de protesto em relação a cremação, com isso a Igreja Católica parou de proibi-la, entretanto, a forma tradicional: o sepultamento, é insistentemente incentivado pela igreja, eles alertam que após a morte, os fiéis devem seguir os ensinamentos de Jesus Cristo que foi sepultado. O vaticano inclusive, disponibiliza uma sala para realização da cerimônia. A igreja apenas proíbe a cremação -www.planocremacao.com.br – se for realizada para protestar contra a fé, ou para provar algo que vá contra a religião, neste caso é veemente proibida.

Essa informação se encontra no Código de Direito Canônico: “A Igreja recomenda vivamente que se conserve o piedoso costume de sepultar os corpos dos defuntos; mas não proíbe a cremação, a não ser que tenha sido preferida por razões contrárias à doutrina cristã” (Cânon 1176, 3).

Por outro lado, a religião Abraâmica não permite que seus fiéis realizem a cremação, já as religiões orientais como o hinduísmo, optam pela destruição total do corpo através do fogo, eles veem no fogo uma forma de se desprender de qualquer sentimento de apego, deixando que o ente querido cremado tenha passagem aberta para o ”novo mundo”, pois eles entendem, que o apego das pessoas impedem os falecidos de chegarem no tão sonhado destino final de todos os mortos.

Crematórios mais tradicionais do Brasil

Com o aumento da demanda pela procura da cremação e a superlotação dos cemitérios, surgiram dois grandes crematório no Brasil que são: Crematório Vila Alpina – www.crematoriovilalpina.com.br – localizado em São Paulo e o Crematório do Caju – www.crematoriodocaju.com.br – localizado no Rio de Janeiro.

Ambos os crematórios são os mais inovadores e tradicionais do Brasil, o Crematório Vila Alpina, iniciou suas atividades em 1974, ele possui dois fornos para queimação de corpos, mantendo uma rotina constante e atendendo uma média de 750 cremações por mês ou 25 cremações por dia.

O Crematório do Caju foi fundado oficialmente em 18 de outubro de 1851, fica dentro do Cemitério de São Francisco Xavier e, é considerado a maior necrópole do estado fluminense. Ambos dispõem de um atendimento único e acolhedor, atendendo da melhor forma possível as famílias brasileiras.

Entretanto, surge uma dúvida presente em milhares de pessoas, sobre o que fazer com as cinzas após a cremação.

O destino das cinzas

Após a cremação, surge uma dúvida muito comum aos familiares: o que fazer com as cinzas? e por ai desencadeia inúmeras outras dúvidas, colocá-la em uma urna – www.urnaparacinzas.com.br – transformá-la em uma arvore, fazer uma joia, jogar em um rio ou no mar? São inúmeras opções sobre o que fazer com as cinzas do seu ente querido falecido.

Para quem optar por transformar as cinzas do ente querido em uma árvore, já existem no mercado as urnas biodegradáveis que, tem sido muito procurada nos últimos tempos. Com um gesto singelo, por meio das urnas biodegradáveis, muitas famílias optam por essa opção tendo em vista o meio ambiente e a volta à natureza. Outros já são um pouco mais radicais e optam por fazer das cinzas uma tatuagem, como um novo método que vem chamando a atenção no Canadá.

Outras famílias optam por seguir as tradições mantidas pelo vaticano que é deixar as cinzas repousarem em lugares sagrados no cemitério ou na própria igreja, já que a mesma proíbe veemente que as cinzas sejam lançados no mar ou em rios.

Declaração de vontade de cremação

Você sabia que o processo de cremação se incia ainda em vida? Exatamente, para as pessoas que já decidiram optar pela cremação, faz-se necessário que se registre em cartório, com a presença de três testemunhas, uma declaração de ”Vontade de Cremação”, só assim sua vontade poderá ser validada.

Os modelos da Declaração de Vontade podem ser obtidos nos portais do crematórios Vila Alpina e Crematório do Caju sendo os dois empreendimentos mais procurados do Brasil, com cerimoniais de velórios e urnas diversas para cinzas para as últimas homenagens.”

Mediante todas as informações e esclarecimentos, chega-se a conclusão que a cremação, não é mais considerada um TABU, muto pelo contrário, ela é vista como um funeral nobre, que qualifica a memória do ente querido falecido e, ainda proporciona um bem imensurável ao meio ambiente. A contratação prévia de planos funerários a partir de R$69,00 mensais traz para as famílias brasileiras excelentes opções que devem ser incluídas no planejamento familiar, contemplada a cremação para todos os familiares do plano, para eventuais preocupações após a nossa partida.

Acesse e conheça mais pelo link http://planofunerariofamiliar.com.br/

COROAS DE FLORES 24H (11) 2366-0498 >>                                                         CREMAÇÃO DE OSSADA - EQUIPE ESPECIALIZADA (11) 3071-1325 >>                                                         COROAS DE FLORES 24H (11) 2366-0498 >>                                                         CREMAÇÃO DE OSSADA - EQUIPE ESPECIALIZADA (11) 3071-1325 >>                                                         COROAS DE FLORES 24H (11) 2366-0498 >>                                                         CREMAÇÃO DE OSSADA - EQUIPE ESPECIALIZADA (11) 3071-1325 >>                                                         COROAS DE FLORES 24H (11) 2366-0498 >>                                                         CREMAÇÃO DE OSSADA - EQUIPE ESPECIALIZADA (11) 3071-1325 >>